Bambu: Uma Oportunidade Verde para o Sul do Brasil



A Lei nº 12.484 de 2011, a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentado e ao Cultivo do Bambu (PNMCB), visa promover o desenvolvimento da cultura do bambu no Brasil, com foco em ações governamentais e iniciativas privadas.





O objetivo é estimular o manejo sustentável de bambuzeiros nativos e o cultivo de espécies para a produção de colmos, brotos e serviços ambientais, impulsionando o desenvolvimento socioeconômico regional.



No Sul do Brasil, a Pró Fundação Sabor Natureza, por meio do programa ViverDeBambu, tem se destacado na promoção do uso sustentável do bambu. A iniciativa, que atua em diversas regiões do país, reconhece o potencial da planta para a geração de renda, a recuperação ambiental e a promoção da sustentabilidade.



O programa ViverDeBambu, em parceria com instituições de pesquisa e universidades, desenvolve ações de capacitação e incentivo ao cultivo de bambu, priorizando espécies estratégicas para a região Sul, 



com foco em:
Espécies nativas:

  • Taquaruçu ( Bambusa vulgaris ): Espécie de rápido crescimento e alta resistência, ideal para construções e artesanato.

Bambu taquaruçu tem múltiplos usos e nomes que variam conforme a região. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Foto: Marcos Labanca/Bambu taquaruçu tem múltiplos usos e nomes que variam conforme a região. 
 



  • Bambu-da-Índia ( Dendrocalamus giganteus ): Espécie de grande porte e alta resistência, adequada para construções de grande porte, mobiliário e biomassa.


Espécie:
Dendrocalamus giganteus Wall. ex Munro
Família:
Poaceae
Nome popular:
Bambu-balde, Bambu-gigante
Distribuição
geográfica:
No Brasil a espécie ocorre no Maranhão, Pernambuco, Distrito Federal, Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e nos estados da região Sudeste.
Exótica no Rio Grande do Sul. Exótica em Santa Catarina.
Grau de ameaça (RS):
Não avaliada (NE)
Grau de ameaça (SC):
Não avaliada (NE)

  • Taquara ( Guadua angustifolia ): Espécie de grande porte, resistente e versátil, com aplicações em construções, mobiliário e artesanato.


  • Espécie:
    Guadua angustifolia Kunth
    Família:
    Poaceae
    Nome popular:
    Taboca, Taquaruçu, Taquara, Bambu-taquara
    Distribuição
    geográfica:
    No Brasil a espécie é cultivada em Alagoas, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro, São Paulo e nos estados da região Sul do país. Exótica no Rio Grande do Sul. Exótica em Santa Catarina.
    Grau de ameaça (RS):
    Não avaliada (NE)
    Grau de ameaça (SC):
    Não avaliada (NE)
    © Flora Digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina
    👉 Flora digital do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina. 

Espécies exóticas adaptadas ao clima da região:

  • Bambu-mossô: Bambu de grande porte, é alastrante e forma sistema de raízes (radicular) de grandes proporções contendo erosão, sedimentos e protegendo o solo. Atinge 25 metros quando adulto, gosta muito de frio (temperatura mínima -19ºC). Utilizadas na fabricação de móveis, artesanato, construção de estruturas e na culinária, os brotos são apreciados como alimento (conserva broto bambu).

  • Acesse mais, sobre estas inciativas e sobre o bambu
Colabore, publique, compartilhe e comente. 
👉https://www.facebook.com/ViVerDeBambu ViVerDeBamboo



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Previa do Plano de Recuperação de Área Degrada (PRAD) - Sítio Sabor Natureza

ViverDeBambu: Um Ecossistema de Inovação e Sustentabilidade para um Futuro Verde

Proposta de Regulamentação da Lei Lei nº 12.484, de 2011, que institui a Política Nacional de Incentivo ao Manejo Sustentável e ao Cultivo do Bambu - PNMCB.