Alternativa Biomassa no Brasil
Alternativa Biomassa no Brasil
ViverDeBambu
O uso do bambu, vem sendo discutido como solução para aumentar a utilização da energia de biomassa no Brasil, visto que é uma energia limpa, renovável e de custo baixo, comparada às outras energias renováveis.
O poder calorífico do bambu é igual ou superior às espécies comumente usadas para a obtenção de carvão, como os eucaliptos, e a sua alta capacidade de renovação e seu rápido crescimento e incremento volumétrico em biomassa possibilita que esta planta seja uma importante fonte renovável de energia (RIBEIRO, 2005). Para facilitar esse entendimento foi feita uma simulação comparando o uso de biomassa de Eucalyptus urophylla e de bambu da espécie Guadua angustifólia para verificar os seus potenciais para produção de energia em kwh, a partir da densidade básica, do incremento médio anual em volume de biomassa do seu lenho e seu poder calorifico superior.
Constatou-se, em simulação, que a energia disponível obtida do lenho do bambu (Guadua angustifólia) de 105903,308 kwh/ha/ano foi superior à média obtida da madeira de Eucalyptus urophylla, que foi de 90372,332 kwh/ha/ano, sendo superior a maioria das espécies vegetais utilizadas para a produção de energia em nosso país.
Tabela 3 – Potências de alguns exemplos de biomassa.
Comentários
Postar um comentário