Bambu em impressão 3D

 O bambu como base para impressão 3D 


Um substrato para impressão 3D a partir do bambu. Existem alguns estudos em andamento sobre o assunto, que indicam que o bambu pode ser uma alternativa viável e sustentável aos materiais convencionais utilizados na impressão 3D, como o plástico.


Um estudo publicado em 2019 na revista científica "Composites Part B: Engineering" mostrou que é possível produzir filamentos de impressão 3D a partir de fibras de bambu. Os pesquisadores utilizaram um processo de extrusão para produzir os filamentos, adicionando um agente de ligação para melhorar a adesão entre as fibras.


Outro estudo, publicado em 2020 na revista "Materials Today Communications", mostrou que é possível utilizar o bambu como carga para produzir filamentos de impressão 3D a partir de polímeros biodegradáveis. Nesse caso, os pesquisadores utilizaram um processo de mistura para incorporar as fibras de bambu ao polímero, produzindo um material composto que pode ser utilizado na impressão 3D.


Para produzir um substrato para impressão 3D a partir do bambu, é necessário primeiro transformar as fibras em um material adequado para a extrusão ou mistura com polímeros. Isso pode ser feito através de processos de moagem, trituração e/ou desfibrilação do bambu. Em seguida, as fibras podem ser misturadas com polímeros biodegradáveis ou outro material de base, como o PLA (ácido polilático), para produzir um composto que possa ser utilizado na impressão 3D.

Vale ressaltar que o desenvolvimento de um substrato a partir do bambu para impressão 3D ainda está em fase de pesquisa e desenvolvimento, e pode exigir investimentos significativos em tecnologia e infraestrutura. No entanto, é uma área com potencial para crescimento e pode contribuir para o desenvolvimento de tecnologias mais sustentáveis e amigáveis ao meio ambiente

Publicações científicas que foram citadas anteriormente:

"Composites Part B: Engineering" - "Development of 3D printing filaments made of bamboo powder-filled polylactic acid composites":

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1359836819300644

"Materials Today Communications" - "Sustainable 3D printing with bamboo-based composite filaments":

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S2352492820300854

O programa ViverDeBambu é uma iniciativa da PróFundação Sabor Natureza para difusão da cultura ecológica. 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Previa do Plano de Recuperação de Área Degrada (PRAD) - Sítio Sabor Natureza

Potenciais do Bambu e Sugestões para a Consulta Pública da Lei da Economia Circular

ViverDeBambu: Um Ecossistema de Inovação e Sustentabilidade para um Futuro Verde